quarta-feira, 30 de maio de 2012


VULNERABILIDADE SOCIAL - UMA PRIMEIRA REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO

¹ Lamberto Lúcio Sabini

² Pablo Cordeiro de Sousa

¹ Psicólogo, formado há 15 anos com consideráveis experiências na área social

² Graduando em psicologia, colaborador da associação Reciclázaro; Assistente Técnico do Centro de Acolhida com Inserção Produtiva – Casa São Lázaro, e membro da equipe do Instituto Empodera - Brasil.


DO SURGIMENTO AO USO DO CONCEITO
O conceito vulnerabilidade, como explica Bertuzzi et al (2007), Inicialmente começou a ser trabalhado na área dos direitos humanos, e mais tarde incorporado ao campo da saúde, com trabalhos realizados sobre AIDS, na Escola da Saúde Pública de Havard por volta de 1993. As discussões iniciais articulavam dois grupos, considerados de risco, pessoas que eram discriminadas socialmente por serem homossexuais e usuários de drogas e indivíduos portadores do vírus HIV, ambos associados ao medo e à imoralidade, composição inicial que disseminou o conceito de “grupo de risco” até
VULNERABILIDADE SOCIAL - UMA PRIMEIRA REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO, 2011.
então articulado a marcadores comportamentais, isto é, ações e conduta, o que nortearam algumas formas de governabilidade, centradas em biopolíticas identitárias.
(Leia mais na Biblioteca do Instituto Empodera através do link: http://luanova2011.wix.com/institutoempodera#!__inclusao-e-exclusao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário