sexta-feira, 31 de julho de 2009

Karina responde:

Pessoalmente e profissionalmente trabalhando no Centro de Formação sinto muito interesse por encontrar e desenvolver instrumentos que facilitem a avaliação de nossas práticas, e nos de alguma dimensão do valor e do resultado que tem o que fazemos. E isto não simplesmente porque precisamos números para colocar nas justificativas de nossos projetos, se não para saber de verdade se estamos indo para lugar algum, se nossas percepções do que é certo fazer tem a ver com o interesse das pessoas com as quais trabalhamos e no final, se o que fazemos tem sentido.
Entendo que parte do meu trabalho é contribuir para que os projetos possam visualizar o seu valor e sua experiência, através da criação de materiais, de instrumentos mais criativos que contribuam com a reflexão, que facilitem a analises e promova discussões criticas e transformadoras e é esse umas das coisas que mais me motiva no trabalho quotidiano.
Penso que os principais impactos conseguidos até agora, tem a ver com o despertar a curiosidade, a vontade de fazer e a promoção da ação em diversos grupos com os quais trabalhamos. Temos contribuído para que grupos de educadores olharem mais ainda para seu entorno, acreditassem que é possível e que a transformação depende de nós e de nossas redes, que estão ali..próximas. Acho que estamos contribuindo para promover uma observação diferente e ações efetivas para um olhar comunitário e uma visão mais integral.

Um comentário:

  1. Patricia disse:
    Olá Karina, é relevante quando falas da necessidade de buscar instrumentos avaliativos criativos. O processo avaliativo acaba sendo penoso na maioria dos casos, é fundamental buscar alternativas que estimulem as pessoas envolvidas reconhecer e refletir sobre seus acertos e dificuldades.
    O reconhecimento também é muito importante na avaliação. Gostei muito dos vídeos sugeridos, principalmente do primeiro. Precisamos ser ousados e sonhadores

    ResponderExcluir