O processo de avaliação dentro da organização está diretamente ligado ao processo de amadurecimento da mesma, o que significa estar num processo de consciência de si mesma e das escolhas que essa organização faz. A direção dos indicadores que construímos e da forma como os usamos para avaliação de nossas ações relaciona-se com aquilo que suportamos saber sobre nossos sim e não.Eu acredito muito na prática de construção de indicadores para avaliar resultado e impacto, mas existem algumas questões que me pegam no sentido de entender um contexto maior do que os números e valores expressos num processo como esses que são: - Quem está participando dessa construção de indicadores? - Essas pessoas querem avaliar? - Qual o papel desses participantes na organização? - O que nós queremos avaliar? Por quê? De maneira geral(pois os diferentes projetos apresentam suas peculiaridades na forma de medir resultado), dentro da Lua Nova os indicadores estão focados na efetividade e eficácia (conforme texto sugerido: Indicadores de resultados de projetos sociais, Leandro Lamas Valarelli). Particularmente eu sinto falta de um olhar para eficiência e impacto. A maior parte dos projetos não tem uma forma sistematizada de avaliação, tampouco usa indicadores objetivos. As decisões são tomadas a partir do qualitativo. Dessa forma, as crenças e representações sociais daquele que avalia tem um peso muito grande nas decisões e acredito que isso é um gerador de conflitos nas equipes. Os relatórios simplesmente não devem ser a chave para a decisão na organização, mas acredito que eles são uma ferramenta que nos ajuda a olhar para as situações concretas e separar nosso olhar/intuição e o físico/anímico num determinado local ou projeto. Todos os nossos projetos tem espaço pré-determinado para esses indicadores, mas acho que eles podem ser revistos por outros indivíduos e sobretudo avaliados em equipe de forma mais multidisciplinar. Assim, as questões colocadas acima poderão ser pouco a pouco solucionadas e sempre retomadas sem nenhuma pretensão de serem respondidas.
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