domingo, 5 de julho de 2009

Ricardo responde:

Vivermos em uma sociedade de consumo, cheia de padrões (beleza, moda, comportamento, etc.), e de intensa concorrência. Estes dois aspectos (os padrões pré- estabelecidos ou a concorrência) acabam gerando um sentimento constante de insegurança; medo. Que nos faz, perder a nossa própria identidade. Como forma de superação, passamos a ser “o modelo”: Estamos sempre “seguro”, “decididos”, “atualizados” nas informações e nas novas tecnologias, compramos a roupa de grife, temos o novo modelo de celular, o carro do ano... Todo este comportamento na verdade é para esconder os nossos medos: de não ser aceito, de não demostrar fragilidade, de não querer mostrar o verdadeiro EU, com todas as virtudes, qualidades e defeitos. O que é inerente a todo o ser humano.

Um comentário:

  1. Rita disse:
    Isso é verdade, Ricardo. Temos medo de não ser iguais aos outros, de fazer coisas que os outros não estão fazendo. Esquecemos que a beleza está em ser diferente mesmo, em cada um ser o que é. Não precisamos comprar um celular novo só porque todos estão comprando. "Venha a nós, ó liberdade, para sermos quem somos e seguirmos nosso coração!"

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