segunda-feira, 22 de junho de 2009

Doralice responde

Público escolhido:
Crianças e adolescentes que ficam no portão próximo ao Projeto 4 Varas (Bairro Pirambú – Fortaleza – CE). São crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social, Muitos fazem uso de drogas, não estudam e trabalham nas ruas de Fortaleza.

Objetivo: Desenvolver ações que contribuam para uma melhor inserção social das crianças e adolescentes que freqüentam as cercanias do projeto 4 varas, de modo a favorecer um desenvolvimento físico, emocional e social saudável.

Objetivo específico: Promover a integração das crianças e adolescentes ao Projeto 4 varas

Ações:
Etapa 1 – Representações sociais
Fase 1 - Identificar por meio de entrevistas, questionários, observações e conversas informais (passos SIDIES), quais são as representações sociais dos moradores acerca das crianças e adolescentes e, também, dos participantes do Projeto 4 varas. Também serão identificadas as representações sociais sobre o uso de drogas, ociosidade e trabalho infantil.Nesta oportunidade identificar as principais lideranças locais.
Fase 2 - Identificar por meio de entrevistas, questionários, observações e conversas informais (passos SIDIES), quais são as representações sociais das crianças e adolescentes acerca do uso de drogas, ociosidade, trabalho infantil e projeto de vida.Nesta oportunidade identificar as principais lideranças.
Etapa 2 – Conhecendo a história
Fase 1 – Buscar conhecer a história da rua e do Projeto 4 varas. Conversar com os moradores mais antigos, buscar livros, jornais que digam da realidade local.
Etapa 3 – Projeto de ação social
Fase 1 – Convidar as crianças e adolescentes líderes para aprofundar a reflexão sobre quem são as crianças que ficam nas cercanias do projeto. Quais as qualidades, potenciais e sonhos que eles identificam em cada um.
Fase 2 – Convidar as crianças e adolescentes para desenharmos juntos ações que sejam do interesse deles e que possam ser desenvolvidas no projeto 4 varas. (ex.: ações de lazer, recreação, arte,...). Na qual eles assumam posição de líderes para usufruir, mas também coordenar e convidar outras crianças para participarem.
Fase 3 – Convidar a comunidade de adultos para participar das atividades
Etapa 4 – Resultados esperadosEspera-se que as crianças e adolescentes na sua condição especial de desenvolvimento possam ter voz e vez para propor atividades que lhes sejam agradáveis. Com o convívio com essas crianças sendo atores, num contexto de autonomia, respeito e valorização espera-se diminuir o estigma de crianças e adolescentes “drogados e problemáticos”, para eles mesmos e para a comunidade.É o resgate da beleza do estar junto com respeito, alegria, companheirismo e de forma saudável.

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