segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ricardo e Patricia respondem:

Projeto Belo Jardim

Apresentação
Essa proposta de tratamento comunitário vai atuar no Bairro Belo Jardim mais especificamente no entorno onde está localizada a Escola Municipal Maria Moreira. Na área escolhida temos em média 100 famílias. Esta comunidade está localizada em um município do interior da Paraíba, onde valores tradicionais ainda são muito cultivados pela população adulta e idosa. A localidade é desprovida de atenção por parte do poder público local, mas tem uma enorme capacidade de se reinventar e ser feliz através das expressões artísticas e culturais.

Potencialidades da Comunidade
- Escola (10 salas de aula)
- Quadra de esportes da escola
- Praça em frente à Igreja Católica
- Unidade do Programa Saúde da Família
- Associação Comunitária
- Centro Comunitário
- Casa da Família Situações de Risco Social
- População jovem sem oportunidades de trabalho
- Alto índice de adolescentes e jovens envolvidos com drogas
- Escola como ponto de venda de drogas
- Bens públicos deteriorados por atos de vandalismo
- Falta de opções e área de lazer para a população
- Famílias desestruturadas
- Altos índices de evasão e repetência escolar

Objetivos
- Levantamento dos líderes locais (adolescentes e jovens)
- Protagonismo juvenil
- Fomentar no grupo de líderes o sentimento de pertencimento social
- Promover reflexões sobre as representações sociais dos líderes e atores sociais com relação à comunidade e as pessoas que nela residem
- Formação e fortalecimento de redes locais convocando atores (potencialidades) a pensarem ações de valorização e resgate dos saberes e conhecimentos comunitários
- Envolver atores sociais da escola (professores e demais funcionários) em atividades de escuta e diálogo com os adolescentes e jovens
- Fomentar parceria e desenvolvimento de ações intersetoriais entre escola, programa de saúde da família e demais aparelhos comunitários
- Trabalhar o conceito e a prática da redução de danos

Ações e reações:
- Realização de um Festival de Talentos no ginásio da escola onde grupos da comunidade seriam convidados a participar apresentando suas produções
- Realização de um campeonato de peladas no ginásio da Escola
- Mapeamento das lideranças e criação de um grupo de discussão e debates sobre os problemas da comunidade e da população de adolescentes e jovens
- Realização de gincana educativa e torneio esportivo envolvendo professores/as e alunos/as contribuindo para sua integração e descontração das relações
- Criar espaços de diálogo dentro da escola envolvendo alunos/as e professores/as para tratar de assuntos referentes à vida, pensamentos, impressões e dificuldades do cotidiano dos/as alunos/as
- Promover grupos de escuta para usuários de drogas e familiares trabalhando o conceito e a prática da redução de danos
- Planejar ações integradas envolvendo os aparelhos comunitários existentes na comunidade - Revitalizar a ação da associação comunitária implantando um coletivo jovem neste espaço para atuar e planejar ações específicas para esse público
- Organizar grupos de estudos para apoiar adolescentes e jovens no tocante ao seu desenvolvimento educacional
- Explorar o intercâmbio de idéias e troca de informações utilizando estratégias tecnológicas (internet, Orkut, blog e rádio comunitária)
- Criação de um grupo de teatro trabalhando a metodologia do Teatro do Oprimido

Resultados Esperados:
- Visibilidade do potencial artístico e cultural e elevação da auto-estima da comunidade
- Protagonismo juvenil
- Valorização dos bens públicos e comunitários
- Relações entre professores/as e alunos/as pautadas no diálogo
- Redução das taxas de evasão e abandono escolar
- Adolescentes e jovens trocando saberes experiências através das novas tecnologias
- Grupo de Teatro do Oprimido formado
- Redução de danos através de ações na área da saúde e educação

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