Objetivo:Melhorar a qualidade de vida das pessoas em uma comunidade de alto risco, proporcionando possibilidades de re-inserção social.
Açoes:Diagnóstico da Comunidade para entao pensar em açoes que reduzam de forma significativa os problemas vivenciados por essa comunidade, evitando que se veja de forma passiva o ir e vir de tal problemática.
Elas devem ser pensadas como partes de um todo, menos como uma somatória, lineares, consecutivas, e mais como um conjunto de ações articuladas internamente em uma teia relacional, que dá sentido aos diferentes aspectos que compõem um mesmo todo.
Com as ações coordenadas e orientadas, acredito que através das forças individuais somadas, as mudanças sociais necessárias deixam de ser inatingíveis e passam a ser possíveis e realizáveis. Desta forma as possibilidades de reinserção social passam a ser mais concretas.
Pontuo algumas açoes que já foram positivas em meu trabalho com comunidades,mas que dependerao do diagnóstico e desejo dos atores:
. Grupos de terapia comunitária, que são abertos, qualquer pessoa da comunidade poderá participar, e em qualquer momento. Podem ser realizados na comunidade através de instituições religiosas, centros comunitários, associação de moradores, ou em qualquer outro espaço disponível. Os grupos serão semanais, com duração de duas horas, coordenados por dois terapeutas com experiência em terapia comunitária.
. Para a redução de danos, além das trocas de seringas descartáveis e sua respectiva coleta, os educadores sociais pares devem realizar educação sanitária, promover a solidariedade entre as pessoas, procurando integrar pessoas e comunidades no resgate da dignidade e da cidadania, contribuindo para a diminuição de vários tipos de exclusão. Além de informar e orientar quanto a práticas mais seguras, o educador deve avaliar as necessidades junto à equipe para posterior encaminhamento aos serviços de saúde, escola e trabalho, já que se torna necessário identificar ações precisas, pontuais e que respondam as demandas manifestas.
. Desenvolver atividades de prevenção e inserção social de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, oferecendo meios de auto sustentabilidade, através de oficinas de geração de renda, cursos de educação não formal, música, teatro e informática, etc, de acordo com as possibilidades e disponibilidades da comunidade.
.Oferecer aos multiplicadores oficinas de capacitação, estágio em campo, participação em grupos de estudo, discussão de casos, avaliação dos procedimentos e encontros técnicos científicos.
Resultados:Comunidade fortalecida,em busca constante de novas maneiras de interagir com a realidade.
Açoes:Diagnóstico da Comunidade para entao pensar em açoes que reduzam de forma significativa os problemas vivenciados por essa comunidade, evitando que se veja de forma passiva o ir e vir de tal problemática.
Elas devem ser pensadas como partes de um todo, menos como uma somatória, lineares, consecutivas, e mais como um conjunto de ações articuladas internamente em uma teia relacional, que dá sentido aos diferentes aspectos que compõem um mesmo todo.
Com as ações coordenadas e orientadas, acredito que através das forças individuais somadas, as mudanças sociais necessárias deixam de ser inatingíveis e passam a ser possíveis e realizáveis. Desta forma as possibilidades de reinserção social passam a ser mais concretas.
Pontuo algumas açoes que já foram positivas em meu trabalho com comunidades,mas que dependerao do diagnóstico e desejo dos atores:
. Grupos de terapia comunitária, que são abertos, qualquer pessoa da comunidade poderá participar, e em qualquer momento. Podem ser realizados na comunidade através de instituições religiosas, centros comunitários, associação de moradores, ou em qualquer outro espaço disponível. Os grupos serão semanais, com duração de duas horas, coordenados por dois terapeutas com experiência em terapia comunitária.
. Para a redução de danos, além das trocas de seringas descartáveis e sua respectiva coleta, os educadores sociais pares devem realizar educação sanitária, promover a solidariedade entre as pessoas, procurando integrar pessoas e comunidades no resgate da dignidade e da cidadania, contribuindo para a diminuição de vários tipos de exclusão. Além de informar e orientar quanto a práticas mais seguras, o educador deve avaliar as necessidades junto à equipe para posterior encaminhamento aos serviços de saúde, escola e trabalho, já que se torna necessário identificar ações precisas, pontuais e que respondam as demandas manifestas.
. Desenvolver atividades de prevenção e inserção social de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, oferecendo meios de auto sustentabilidade, através de oficinas de geração de renda, cursos de educação não formal, música, teatro e informática, etc, de acordo com as possibilidades e disponibilidades da comunidade.
.Oferecer aos multiplicadores oficinas de capacitação, estágio em campo, participação em grupos de estudo, discussão de casos, avaliação dos procedimentos e encontros técnicos científicos.
Resultados:Comunidade fortalecida,em busca constante de novas maneiras de interagir com a realidade.
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