quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cido responde:

De acordo com as leituras recomendadas para a semana: No que o Modelo Eco2 difere ou converge com os modelos utilizados por você? Exemplifique.


Em geral as organizações nascem diante de uma demanda social e são formadas por pessoas que sonham em inverter o processo de exclusão existente. Desta forma com um pouco de coragem, sentimento de compaixão e uma dose “estrelismo” inicia-se a formas de intervenções que ninguém sabe onde vai dar.
Com o tempo se aprende que fazer inclusão social é muito mais complexo do que se imaginava e que os sonhos precisam ser combinados com planejamento e investigação que seja capaz de dar respostas às inúmeras questões apresentadas e pouco a pouco vamos compreendendo que o protagonista da real transformação social é a comunidade.
O modelo ECO2 traz as provocações e devagar vamos entendendo que muito do que as organizações fazem, estão ali, porém precisam ser incrementadas. Na Reciclázaro o modelo se converge na execução das ações de prevenção, redução de danos e tratamento, permitindo que o individuo permaneça dentro da sua comunidade, utilizando sua rede social e ampliando sua rede subjetiva através da escuta, da assistência básica, da educação e dos programas de geração de trabalho e renda. Também se converge quando falamos sobre o sistema de redes, principio básico para o sucesso do tratamento comunitário, que muitas vezes, entendíamos apenas como uma possibilidade de captar recursos financeiros, hoje sabemos, somente com o fortalecimento dela, com a união de forças dos líderes de opinião da comunidade, vamos alcançar resultados positivos na diminuição do sofrimento social. Entendemos que os líderes mais intrigantes não estão na direção de uma Ong, de um hospital, de uma empresa e sim, na “dona de casa” que leva o material reciclável na cooperativa, no “dono da boca”, na “mulher do cachorro quente” e também naquele jovem em conflito com a lei, que é um líder nato, mas que pouco foi valorizado.
Assim seguimos fazendo a investigação na ação, buscando novas formas de autonomia, inventando novos projetos, ampliando a rede e pecando em alguns pontos da sistematização. Mas estamos no caminho certo!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário