segunda-feira, 8 de junho de 2009

Manoel responde:

O Modelo ECO 2 e sua aplicação no Centro de Formação
Profissional e Educação Ambiental


O tema “Redes” é a primeira referência do Modelo ECO2 identificada por quem trabalha na capacitação na área ambiental (leia-se cursos e oficinas do Cefopea).
Inicialmente, este é um elo de convergência que invoca educadores, alunos e parceiros do projeto de educação ambiental no bairro do Belém.
Em pouco mais de sete meses de trabalho, o Cefopea conseguiu tecer os primeiros fios desta rede, mas convém admitir que há um longo caminho a evoluir, sobretudo em direção ao universo do jovem que vem para os cursos e oficinas.
Sabe-se que 10% dos jovens atendidos hoje, no Cefopea, já cometeram atos infracionais (provêm de instituições onde cumprem medidas socioeducativas e têm histórico de dependência química); outros 20% vivem em situação de vulnerabilidade social; e a grande maioria necessita gerar renda (é egressa das classes C e D).
Seria importante investir na coleta de mais informações sobre as origens destes jovens (saber mais sobre sua comunidade escolar, família e rede de contatos).
Esta é uma etapa condicionada aos próximos passos do planejamento no Cefopea, até porque vale lembrar que a prioridade é ampliar o atendimento ao público jovem de vulnerabilidade social.
Enquanto isso, voltemos a atenção ao tema “Redes”, como um dos pilares de sustentação do Modelo ECO2. O Cefopea aplica este pilar a sua maneira de se estruturar, uma vez que a captação de alunos e a divulgação das propostas educativas acontecem em diálogo e parceria com outras instâncias que participam, direta ou indiretamente, de algum programa dirigido à educação (secretarias de governo, colégios, meios de comunicação, educadores e suas comunidades).
Ao mesmo tempo, observando a questão de outro ponto de vista, o conceito de redes também está em “elaboração” durante os processos de ensino e aprendizagem.
Existem disciplinas do Curso de Jardinagem que introduzem o tema e provocam a reflexão sobre ele nas aulas. Isto acontece em “Formação para o Trabalho” e em “Cidadania e Direitos do Adolescente”.
Em ambas as disciplinas estuda-se as aplicações da idéia de viver em rede, de construir novas conexões entre núcleos de convivência comum e outros mais distantes do nosso meio, como através da internet ou da produção cultural (vide oficinas educomunicativas ministradas pelo Instituto Sala 5 – parceiro da Reciclázaro e da Lua Nova).

Um comentário:

  1. PATRICIA SANTOS DISSE:

    Olá Manoel, tudo jóia?
    Achei muito interessante o seu comentário, principalmente por enfocar a questão do trabalho em REDE, um dos pilares do modelo ECO 2. Gostaria de trocar experiências contigo, no tocante a articulação que fazem com a secretaria de educação e escolas. Como acontece essa articulação?

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